segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rios de Salvador

PRINCIPAIS RIOS DE SALVADOR

1 - RIO CAMURUGIPE: Nasce na Boa Vista de São Caetano e chega a ter 20 metros de largura no trecho próximo ao Iguatemi. Recebe os afluentes da San Martins, IAPI (Loteamento Antônio Balbino), Barros Reis (Rio das Tripas) e forma um dos braços do Rio Lucaia. Deságua na Praia do Costa Azul.

2 - RIO DAS PEDRAS: Nasce nos fundos do 19º BC, entre o Pernambués e o Saboeiro. Corta a Paralela na altura do Imbuí, desemboca na praia da Boca do Rio, ao lado da sede de praia do Esporte Clube Bahia.

3 - RIO DO COBRE: Nasce em Coutos (Lagoa da Paixão), acompanhando a BA 528 (Estrada Paripe/Base Naval), formando a primeira represa em Pirajá e, depois, em Ilha Amarela, já dentro do Parque de São Bartolomeu. Deságua na Enseada do Cabrito, um dos estuários da Península Itapagipana, na Cidade Baixa.

4 - RIO TROBOGY: É chamado de Rio Cascão a partir da sua nascente, em Águas Claras, atravessando a Via Regional e indo desaguar na Represa de Ipitanga. A partir daí recebe o nome de Rio Trobogy até a Paralela, quando é denominado Rio Jaguaribe. Deságua na Praia de Piatã.

5 - RIO PARAGUARI: Nasce em Fazenda Coutos (Barreiro), a partir de várias lagoas na Estrada Velha de Periperi. Deságua na Praia de Periperi, no Subúrbio Ferroviário.

6 - RIO LUCAIA: É um braço do Rio Camurugipe, a partir do Iguatemi. Recebe águas de córregos de Brotas e vai desaguar no Largo da Mariquita no Rio Vermelho.

7 - RIO DAS TRIPAS: Nasce na Barroquinha (subterrâneo, em galerias) e recebe águas de afluentes em Sete Portas e Dois Leões, até encontrar o Camurugipe, no Largo dos Dois Leões. A maior parte corre em galerias subterrâneas.
Este rio recebe essa denominação, porque, no passado existia um abatedouro de boi, no final de linha da Barroquinha e as vísceras dos animais eram jogadas nas águas no seu leito.

JORNAL A TARDE, 16 DE ABRIL DE 2001.

2 comentários: